importância da atividade física

A importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para saúde pode ser um grande clichê. Mas a verdade é que praticar atividades físicas traz uma grande vantagem para a vida. 

Por isso, deve ser debatido hoje em dia. Ainda mais por causa da era que estamos vivendo.

Afinal de contas, somos muito tecnológicos. E, na maioria das vezes, esquecemos de cuidar do nosso corpo. 

Sendo assim, vou te explicar melhor sobre esse assunto. 

Não realizar atividade física é um problema moderno

Apesar das academias viverem cheias, a realidade é que as pessoas estão menos ativas hoje em dia. 

Uma grande culpa disso é da tecnologia que facilitou as nossas vidas. Pensa comigo!

A gente dirige um carro ou pega um transporte público até o trabalho. Depois entra no elevador, senta em frente ao computador e levanta de lá apenas quando é extremamente necessário. 

Sem contar o uso excessivo da televisão, videogames, utensílios domésticos, eletrônicos, entre tantos outros. 

Não estou aqui pregando que a tecnologia é ruim. Longe de mim! Eu amo a tecnologia! Afinal é por causa dela que escrevo para vocês. 

Por outro lado, não podemos negar que a tecnologia tem facilitado tanto a nossa vida que a gente quase não está se movimentando mais.

Falo isso de mim também. Um dos meus maiores desafios é manter a regularidade nas atividades físicas. 

Todavia eu sempre volto a rotina de exercícios físicos quando minhas costas começam a doer muito. Pois como trabalho sentada isso acontece frequentemente. 

Já fiz vários tipos de atividades físicas. Mas atualmente estou correndo enquanto minha irmã anda de bicicleta ao meu lado.

O problema é quando saio um pouco da rotina. Aí preciso encontrar forças para voltar a praticar a atividade física. 

Sendo assim, acredito que não sou a única a passar por isso. No entanto, o importante é nunca desistir de deixar o corpo sempre ativo. 

O assassino silencioso

Parece o nome de um filme de terror. Mas “assassino silencioso” é apenas o nome para o comportamento sedentário.

Estudos comprovam que ficar sentado ou deitado por longo período faz mal para a saúde. 

Isso porque aumenta o risco de desenvolver muitas doenças crônicas. Como, por exemplo, doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2. Além disso, há também o ganho de peso e obesidade. 

Ou seja, você não precisa apenas começar a praticar atividade física. Mas também precisa reduzir a quantidade de tempo que passa sentado.

Um outro estudo mostrou informações surpreendentes sobre a obesidade na América. Veja só:

  • Se as coisas continuarem como estão hoje, 1/3 de todas as crianças nascidas a partir 2000 pode sofrer de diabetes em algum momento de suas vidas;
  • Outras pessoas, provavelmente, enfrentarão problemas crônicos de saúde. Como doenças cardíacas, pressão alta, câncer, diabetes e asma;
  • Jovens acima do peso podem nunca atingir um peso saudável;
  •  Até 70% dos adolescentes obesos podem se tornar adultos obesos.

Ou seja, é preciso incentivar uma geração mais saudável. Que entenda a importância da atividade física para a sua vida. Sendo assim, é necessário tomar uma atitude hoje. 

O impacto da atividade física em sua saúde

Até aqui acredito que você já saiba qual é o impacto da atividade física em sua saúde.

De qualquer forma, separei para você quais os principais benefícios da prática de exercício físico regularmente. Veja só:

  • Prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e derrame;
  • Controlar o peso;
  • Ter músculos mais fortes;
  • Reduzir gordura;
  • Promover forte desenvolvimento ósseo, muscular e articular;
  • Melhorar a condição do coração e pulmões;
  • Construir força e resistência;
  • Melhorar o sono;
  • Diminuir o potencial de ficar deprimido;
  • Aumentar a energia e autoestima;
  • Aliviar estresse;
  • Aumentar as chances de viver mais;
  • Entre outros benefícios. 

Faça atividade física pelo menos 30 minutos por dia 

O tempo mínimo de 30 minutos por dia é recomendado por profissionais de saúde para você não ficar tão sedentário. 

Você pode fazer uma caminhada, ir à academia, fazer natação, correr, dançar…  O importante é praticar uma atividade física por pelos menos 30 minutos por dia. 

Dessa forma, se você fizer isso todos os dias, no final da semana terá se exercitado por 4 horas.

É claro que você não deve ficar apenas nos 30 minutos. O ideal é você ir aumentando esse tempo gradativamente. 

Depois dessa fase inicial você pode:

  • Fazer 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada;
  • 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa;
  • Uma combinação de atividade moderada e vigorosa.

Caso não possua muito tempo disponível durante o seu dia. Você pode espalhar os exercícios físicos ao longo do dia. Mesmo em pequenas quantidades a atividade física é útil para o seu organismo.

Por exemplo, ao invés de subir de elevador todos os dias você pode optar pela escada.

Ou escolha fazer trajetos mais longos da parada até a sua casa. Deixe um carro na garagem quando precisar ir até à padaria.

Dessa forma, essas pequenas movimentações já fazem muito bem para o seu corpo. 

É claro que você não vai emagrecer ou ganhar massa muscular com essas atividades do cotidiano.

Mas pensa assim: quanto mais você se movimentar mais benefícios traz para a sua saúde.

Consulte seu médico primeiro

É essencial fazer uma consulta com um profissional da saúde antes de iniciar uma atividade física. Assim você evita lesões e não corre o risco de passar por situações traumáticas. 

As consultas médicas são essenciais se você tem mais de 45 anos ou se a prática de atividade física causa dor no peito.

Além disso, se muitas vezes você desmaia ou apresenta tonturas graves, ou se atividade física moderada deixa você sem fôlego. E é claro se você estiver em maior risco de doença cardíaca ou está grávida.

Sendo assim, essa triagem é uma  “rede de segurança” para ajudar a decidir se os benefícios potenciais do exercício superam os riscos para você. 

Conclusão

No artigo de hoje te mostrei a importância da atividade física.

Todavia não realizar exercícios físicos é um grande problema da sociedade moderna. Por isso, devemos nos esforçar todo um dia um pouco para não ficar no sedentarismo. 

Além disso, te mostrei os benefícios da atividade física para a sua vida. Te expliquei qual a melhor forma de iniciar os exercícios físicos na sua rotina. 

Agora quero saber de você: qual atividade física você está fazendo ou pretende fazer? Deixe um comentário!

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