12 comidas que fazem bem a saúde

12 comidas que fazem bem a saúde

É super importante saber quais comidas fazem bem a saúde. Isso porque uma dieta equilibrada é o segredo para uma alimentação saudável.

Além disso, é a melhor forma de garantir uma ampla fonte de nutrientes para o seu organismo.

Sendo assim, separei 12 alimentos mais saudáveis que vão fazer uma grande diferença na sua saúde e no seu estilo de vida. Primeiro vamos começar com as nozes, leguminosas e grãos.

Comidas que fazem bem a saúde: nozes, leguminosas e grãos

Nozes, leguminosas e grãos são todos bastante nutritivos, apesar de não ser algo comum na alimentação do brasileiro é importante incluí-las nas suas refeições. Vou te mostrar o por quê.

1) Amêndoas

As amêndoas fornecem muitos nutrientes como, por exemplo:

  • Magnésio;
  • Vitamina E;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Fibra;
  • Riboflavina.

Além disso, uma análise de 2019 descobriu que consumir amêndoas pode reduzir os níveis de colesterol total.

2) Castanhas

As castanhas são uma excelente fonte de proteínas e carboidratos, bem como, também fornecem boas quantidades de vitamina B-1, vitamina E, magnésio e zinco.

Além disso, elas também contêm mais selênio do que muitos outros alimentos. Isto é o selênio é um mineral vital para manter a função da tireoide. E também é um ótimo antioxidante para o corpo humano.

3) Lentilhas

Uma das comidas fazem bem a saúde é a lentilha. Ela fornece boas quantidades de fibra, magnésio e potássio. No entanto, elas tendem a exigir um longo tempo de cozimento. 

Por outro lado, elas são ótimas para tornar um lanche delicioso, saudável e pronto para o consumo.

Sendo assim, a sugestão é adicionar nas refeições, em cima de frutas e com iogurte.

4) Aveia

Uma pesquisa descobriu que o teor de fibras solúveis do cereal ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a reduzir os fatores de risco cardiovascular.

Isso porque a aveia contém carboidratos complexos, bem como fibras solúveis em água. Ela também retarda a digestão e ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue. Além disso, a aveia também é uma boa fonte de folato e potássio.

Alimentos que fazem bem a saúde: frutas, vegetais e legumes

Alimentos que fazem bem a saúde: frutas, vegetais e legumes

Frutas, legumes e frutas são fáceis de incorporar à dieta, a maioria das pessoas já faz isso. Agora vou te mostrar quais são os principais alimentos que fazem bem a saúde.

5) Brócolis

O brócolis fornece boas quantidades de:

  • Fibras;
  • Cálcio;
  • Potássio; e
  • Folato.

Ele também fornece antioxidantes essenciais, como vitamina C e beta-caroteno. 

Outro composto no brócolis, chamado sulforafano, pode ter qualidades anticâncer e anti-inflamatórias.

No entanto, cozinhar demais brócolis pode destruir muitos de seus principais nutrientes. Por isso, é melhor comê-lo cru ou um pouco cozido no vapor.

6) Maçãs

As maçãs são uma excelente fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Isto é os radicais livres são substâncias prejudiciais que causam alterações indesejáveis ​​no corpo. Eles podem também contribuir para condições crônicas, bem como para o processo de envelhecimento.

7) Couve

Uma das comidas fazem bem a saúde é a couve. A couve é um vegetal que oferece uma ampla variedade de nutrientes diferentes.

Por exemplo, ela nutritiva é uma excelente fonte de vitaminas C e K.

Além disso, você pode cozinhar a couve ou adicioná-la em sucos ou smoothies

8) Abacates

Os abacates são fontes de gorduras saudáveis, além de possuírem as vitaminas:

  • B
  • K
  • E

São também uma boa fonte de fibras.

Além disso, um estudo mostrou que o abacate aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (colesterol “bom”).

Dessa forma, este tipo de colesterol remove o colesterol mais prejudicial da corrente sanguínea.

9) Espinafre

O espinafre é um ótimo antioxidante, especialmente quando é cru, cozido no vapor ou um pouco fervido. Além disso, ele possui seguintes nutrientes :

  • Vitaminas A, B-6, C, E e K;
  • Selênio;
  • Niacina;
  • Zinco;
  • Fósforo;
  • Cobre;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Manganês;
  • Betaína;
  • Ferro.

10) Batata-doce

A batata-doce fornece:

  • Fibra alimentar;
  • Vitamina A, C e B-6;
  • Potássio.

Comidas que fazem bem a saúde: peixe, carne e ovos

Comidas que fazem bem a saúde: peixe, carne e ovos

Quando se trata de peixe, carne e ovos, muitas opções saudáveis ​​estão disponíveis. Por exemplo:

11) Peixe oleoso

Salmão, truta, cavala, arenque, sardinha e anchova. Esses tipos de peixe têm óleo nos tecidos e no intestino.

Sendo assim, seus filés magros contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3 .

Além disso, esses óleos podem fornecer benefícios para o coração e o sistema nervoso e ajudar com condições inflamatórias, como a artrite.

11) Frango

Frango é uma carne econômica e saudável. No entanto, é importante lembrar que os métodos de preparação e cozimento afetam a qualidade do frango.

Isto é as pessoas devem limitar a ingestão de frango frito e sempre remover a pele antes do consumo. Pois a pele do frango tem altos níveis de gordura saturada.

12) Ovos

Os ovos contêm vitaminas importantes para preservar energia e gerar glóbulos vermelhos (incluindo B-2 e B-12).

Além disso, são uma boa fonte do aminoácido essencial leucina. Que desempenha um papel na estimulação da síntese de proteínas musculares.

Alimentos que fazem bem a saúde é equilíbrio e moderação

Alimentos que fazem bem a saúde é equilíbrio e moderação

A inclusão desses 12 alimentos na dieta pode proporcionar benefícios notáveis ​​à saúde.

No entanto, é importante que as pessoas tenham uma dieta equilibrada que não se concentre em um tipo específico de alimento.

Ou seja, nada de fazer uma dieta apenas com o que listei aqui. Procure ingerir mais desses alimentos e manter um acompanhamento com uma nutricionista. 

Além disso, você tem que considerar o seu:

  • Porte físico;
  • Estilo de vida; e
  • Garantir uma ingestão regular e variada de nutrientes.

Conclusão

No artigo de hoje listei para você 12 comidas que fazem bem a saúde. Você viu quais são as principais nozes, leguminosas e grãos que você pode incorporar nas suas refeições. 

Te mostrei também os principais nutrientes das frutas, vegetais e legumes e também que é importante aumentar a quantidade de peixe, carne e ovos na sua dieta. 

Além disso, te falei sobre a importância de manter o equilíbrio e fazer tudo com moderação. 

Agora quero saber de você: o que você ainda não tem nas suas refeições? Deixe um comentário! Nossa equipe está ansiosa para bater um papo com você.

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