O que significa carência no plano de saúde

O que significa carência no plano de saúde?

Um dos objetivos no blog é tirar todas as suas dúvidas, por isso no artigo de hoje vou te explicar o que significa carência no plano de saúde. 

Apesar de ser um termo comum no dia a dia para quem trabalha nessa área, muitas pessoas não sabem como a carência funciona. Por isso, vou mostrar para você:

  • O que é carência;
  • Quanto tempo é preciso aguardar para usar determinados procedimentos;
  • Como funciona carência nos diversos tipos de planos de saúde;
  • Entre outras informações importantes sobre o assunto.

O que é a carência de plano de saúde?

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), carência de plano de saúde é o período que deve ser aguardado para o consumidor começar a usar o plano.

Ou seja, ao contratar um plano de saúde você precisa verificar depois de quantos dias você pode utilizar determinados serviços.

É importante frisar que a carência é uma proteção para que os convênios não tenham prejuízo.

Por isso, para você também não se sentir prejudicado, precisa conhecer os prazos máximos de carência de plano de saúde estabelecidos por lei.

Quanto tempo preciso aguardar até ser atendido ao contratar um plano de saúde?

Os prazos de carência máximos são determinados pela ANS. Por outro lado, as operadoras são livres para determinar quanto tempo o contratante precisa aguardar para utilizar determinados serviços. Isto é desde que o prazo esteja dentro do permitido em lei. 

Para planos individuais ou familiares novos, ou adaptados, contratados a partir de 2 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, a empresa que vende o plano de saúde pode exigir:

SituaçãoTempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde*
Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, e emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis.24 horas
Partos a termo, excluídos os partos prematuros300 dias
Demais situações180 dias

Lembre-se: esses são limites de tempo máximos. Isso quer dizer que a operadora de planos de saúde pode exigir no contrato um tempo de carência menor que o previsto na legislação, mas nunca um período maior que esse!

E se precisar ser atendido para tratar de uma doença que já sabia ter quando contratei o plano de saúde, o que fazer?

E se precisar ser atendido para tratar de uma doença que já sabia ter quando contratei o plano de saúde, o que fazer
Cobertura para doença preexistente

Para as doenças e lesões preexistentes, aquelas que o consumidor já sabia possuir e que informou no formulário, ele terá a Cobertura Parcial Temporária.

A CPT é um prazo máximo de 24 meses para atendimento no caos de doenças preexistentes (cirurgias, leitos de alta tecnologia e Procedimentos de Alta Complexidade).

Por outro lado, o consumidor pode preferir o atendimento mesmo nesses casos, sem ter que aguardar esse período. Neste caso, basta escolher um agravo (pagar um valor adicional).

Como funciona a carência nos planos de saúde empresarial?

Como te mostrei anteriormente, os planos de saúde individual ou familiar possui a aplicação da carência. No entanto, isso é um pouco diferente nos planos de saúde empresarial. 

No plano de saúde coletivo empresarial, funciona da seguinte maneira:

  • Com até 29 beneficiários: poderá haver aplicação de carência.
  • Com 30 ou mais beneficiários: isenção de carência desde que o beneficiário solicite o ingresso em até 30 dias da celebração do contrato ou da sua vinculação à empresa contratante.

Isso quer dizer que as regras de carência no plano empresarial variam, entre outras coisas, de acordo com o tamanho da empresa. 

Além disso, nos casos onde você precise realizar a portabilidade do plano de saúde, não entra carência.

Ou seja, você deve verificar exatamente o que diz o contrato para entender melhor os seus direitos.

Se não entender muito bem como funciona, entre em contado com a sua seguradora ou com a operadora do plano, eles podem explicar exatamente como vai funcionar os prazos dessa carência.

Como funciona a carência no plano coletivo por adesão?

Já nos planos coletivos por adesão, pode ou não haver aplicação de carência.

A isenção de carência vai ocorrer se o ingresso do beneficiário acontecer até 30 dias após a celebração do contrato ou se o ingresso acontecer no aniversário do contrato.

E se eu quiser mudar de plano de saúde, como fica a carência?

Portabilidade sem carência
Portabilidade sem carência

Fique tranquilo, desde 2019 a ANS mudou as regras para quem quer mudar de plano de saúde.

Agora aqueles que possuem contratação de um plano empresarial também podem solicitar a portabilidade sem cumprir novos prazos de carência.

Isso já era possível em outros planos, mas anteriormente para solicitar a portabilidade, era necessário estar vinculado a um plano do tipo individual, familiar ou coletivo por adesão (tendo sido contratado após o ano de 1999), ter cumprido todas as carências e já ter permanecido por pelo menos 2 anos no convênio.

Existe plano de saúde sem carência?

Como te mostrei anteriormente, uma das formas de não ter que cumprir o período de carência é se a sua contratação for do tipo coletiva. A maioria das operadoras oferece carência zero em contratações acima de 30 vidas. 

Em todo caso pode ser que nem todas as carências sejam retiradas. Algumas operadoras, por exemplo, mantêm o período de espera para parto ou procedimentos relacionados a uma condição preexistente.

Como conseguir carência zero em caso de condições preexistentes?

Lembra que te falei sobre o agravo? Ele é o pagamento de um valor adicional para conseguir a isenção do prazo de carência. 

Para realizar essa solicitação, o beneficiário precisa entrar em contato com a operadora. 

É importante que durante a negociação todas as especificidades estejam explícitas no contrato (percentual, valor a ser cobrado e o período de duração do agravo). 

Existe plano de saúde carência zero para parto?

Plano sem carência na gravidez

A carência para parto dificilmente é reduzida, mesmo no caso de contratações coletivas.

A carência estabelecida pela ANS para a cobertura de parto é de 300 dias, que excede os 9 meses de duração da gravidez, a não ser que seja uma emergência.

Por isso, o ideal é contratar um plano de saúde quando já estiver planejando a gravidez.

No entanto, nem sempre isso é possível. Só que não significa que você precise abrir mão da segurança que o plano de saúde oferece para a mãe o bebê. 

Isso porque, mesmo não cobrindo o parto, a mulher poderá realizar todos os exames e estará assegurada em casos de emergência.

Além disso, durante os primeiros 30 dias de vida, o bebê poderá usufruir de todos os benefícios do plano sem nenhum custo adicional.

Conclusão

No artigo de hoje te mostrei o que é carência no plano de saúde,  quanto tempo tem que esperar para realizar determinado procedimento e como funciona a carência do plano de saúde individual, coletivo e empresarial.

Além disso, te mostrei também  como funciona a portabilidade, se existe plano de saúde sem carência, como conseguir um plano de saúde sem carência e se existe a opção sem carência para parto.

Agora é s sua vez! Se você tiver qualquer dúvida sobre esse assunto deixa comentário! A nossa equipe fará o possível para te responder!

Plano de saúde após demissão: o que você precisa saber para continuar com ele
Plano-de-saude-apos-demissao-o-que-voce-precisa-saber-para-continuar-com-ele

Você perdeu o emprego, mas quer continuar usando o plano de saúde após demissão?  No meio dessa pandemia e também Read more

Recursos Humanos na área da saúde: 7 estratégias para aplicar na sua empresa
Recursos Humanos na área da saúde 7 estratégias para aplicar na sua empresa

Se você é funcionário de alguma empresa, seja pública ou privada, precisa entender qual a importância dos Recursos Humanos na Read more

9 dicas para contratar um plano de saúde
9 dicas para contratar um plano de saúde

Se você está buscando um melhor acompanhamento para a sua saúde, veja agora nove dicas para contratar um plano de Read more

Urgência e emergência para os planos de saúde: o que é e como funciona?
Urgência e emergência para os planos de saúde o que é e como funciona

Você sabe o que é urgência e emergência para os planos de saúde?  A gente chega no hospital e vê Read more

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *