O que o diabético pode comer no cafe da manhã

O que o diabético pode comer no cafe da manhã

Saber o que o diabético pode comer no cafe da manhã é extremamente importante.

Pois pular essa refeição aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 

Além disso, é essencial criar um plano alimentar para evitar que você faça uma escolha que pode elevar o nível de açúcar no sangue a curto prazo, enquanto afeta o controle da glicose no final do dia. 

Por isso, nesse artigo vou te mostrar:

  • A importância de um café da manhã amigo do diabetes;
  • Como construir uma refeição amiga do diabetes;
  • Dicas para um café da manhã saudável;
  • Receitas para café da manhã.

Enfim… Vamos lá?

Por que um café da manhã amigo do diabetes é importante

Por que um café da manhã amigo do diabetes é importante

O açúcar no sangue tende a aumentar após o café da manhã até duas vezes mais do que após o almoço. 

Por isso, o açúcar elevado no sangue, após as refeições, pode resultar em ânsias de carboidratos.

Sendo assim, o açúcar permanece na corrente sanguínea em vez de ir para as células e, em seguida, as células sinalizam ao corpo que ele precisa comer mais açúcar (ou carboidratos) para se abastecer de forma eficaz.

Por outro lado, comer um café da manhã com baixo teor de carboidratos minimizará a resposta de glicose resultante. Ou seja, o açúcar no sangue ficará mais equilibrado durante o dia.

Além disso, estudos mostraram que comer um café da manhã com alto teor de gordura e proteína moderada  pode realmente ajudar a reduzir o açúcar no sangue em jejum.

A razão provável é que esses tipos de opções de café da manhã têm baixo teor de carboidratos. 

Como construir uma refeição amiga do diabetes

Como construir uma refeição amiga do diabetes

Há quatro pilares principais a serem considerados ao planejar uma refeição para diabetes. Eles consistem em:

  1. Fibra: aveia, pães integrais e muffins de trigo/farelo;
  2. Proteína magra: ovos, peixe, feijão ou nozes;
  3. Gorduras saudáveis: azeite, abacate, manteiga e laticínios alimentados com erva, coco e nozes;
  4. Legumes: pimentão, tomate, cebola e, principalmente, folhas verdes escuras.

Por isso, separei para você algumas dicas para construir um café da manhã saudável:

Esteja consciente dos carboidratos

A quantidade total de carboidratos que você ingere no café da manhã dependerá do seu plano pessoal de alimentação e de como seu corpo lida com os carboidratos pela manhã. 

Muitos alimentos tradicionais para o café da manhã contêm carboidratos, por isso é importante controlar quais alimentos em seu café da manhã contêm carboidratos e o que todos eles representam. 

Aliás, cereais, leite e frutas contêm carboidratos e podem se acumular rapidamente quando combinados. 

Escolha gorduras saudáveis

As gorduras podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo, mas escolha com sabedoria. 

Por exemplo, bacon, salsicha e ovos fritos na manteiga são ricos em gorduras saturadas, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Em vez disso, frite os ovos em um pouco de azeite de oliva, escolha bacon de peru ou salsicha de frango em vez de carne de porco e incorpore gorduras insaturadas saudáveis ​​de nozes, sementes e abacate.

Inclua proteína magra e fibra

Um dos principais objetivos do café da manhã é mantê-lo satisfeito até a hora do almoço.

Proteínas e fibras são digeridas lentamente e evitam os hormônios da fome para que você se sinta satisfeito por mais tempo. 

Sendo assim, um café da manhã com alto teor de proteínas e fibras pode ajudar a reduzir os desejos antes do almoço e ajudar a manter o nível de açúcar no sangue sob controle.

Dicas para café da manhã saudável para diabetes:

Agora vou te mostrar opções sobre o que o diabético pode comer no cafe da manhã:

  • Mude de torradas brancas para versões integrais, como pão com sementes, sementes múltiplas, celeiro, soja e linhaça;
  • Use farinha de trigo integral;
  • Em vez de geleia, experimente purê de banana. Outras opções saudáveis ​​são queijo com baixo teor de gordura, queijo cottage com algumas tâmaras frescas picadas ou manteiga de amendoim e banana picada;
  • Tente limitar a quantidade de óleo ao cozinhar. Cozinhe com óleos vegetais insaturados, como girassol, oliva ou colza, em vez de manteiga;
  • Adicione frutas e vegetais extras para aumentar sua ingestão de fibras sempre que puder;
  • Adicione frutas vermelhas, frutas secas ou meia banana ao seu cereal, ou tomates grelhados aos ovos com torradas.

Receitas para café da manhã de diabetes

Receitas para café da manhã de diabetes

A maneira mais fácil de garantir que você escolha um café da manhã saudável é preparando a refeição antecipadamente. 

Por isso, separei para você 7 receitas de café da manhã para diabetes. 

1) Omelete de ovo de vegetais assados

Você pode jogar qualquer coisa em uma omelete.

Usar as sobras de vegetais da noite anterior é uma ótima maneira de aumentar sua nutrição, prevenir a deterioração e aumentar o teor de fibras para ajudar a mantê-lo satisfeito.

Além disso, os vegetais assados ​​adicionam uma textura agradável e doçura à omelete. 

2) Power Yogurt Parfait

Abandone a granola e a fruta com xarope e use iogurte grego (que contém mais proteína do que o iogurte normal) e  frutas frescas ou congeladas para um café da manhã com alto teor de proteínas e fibras. 

3) Embrulho cremoso de salada de ovo

O abacate contém gordura e fibras saudáveis ​​para o coração, além disso é um ótimo substituto para a maionese.

Basta misturar os ovos cozidos picados com o abacate e preencher um envoltório de tortilha. 

4) Tigela de Blueberry com abóbora e quinoa

A quinoa é uma semente de baixo índice glicêmico, alta fibra e alta proteína.

Além disso, é uma ótima troca para a aveia e é naturalmente sem glúten. 

5) Manteiga de amendoim grelhada e sanduíche de morango

Em vez de queijo grelhado, faça um sanduíche de manteiga de amendoim grelhado no pão integral.

Pique alguns morangos para adicionar fibra e doçura.

A combinação de proteínas e fibras irá ajudá-lo a ficar satisfeito e satisfeito. 

6) Smoothie de frutas silvestres

Adicione proteína em pó de enchimento e gorduras saudáveis ​​na forma de leite de coco ou manteiga de nozes e você certamente se sentirá satisfeito mesmo horas depois.

Como um bônus, adicione um pouco de couve ou espinafre para vitaminas e nutrição extras. 

7) Panquecas de queijo cottage de aveia

Troque as típicas panquecas de farinha branca por essas panquecas feitas com queijo cottage rico em proteínas e aveia cheia de fibras.

Um grande lote vem junto em 20 minutos, mas você também pode prepará-los com antecedência, congelá-los e reaquecê-los na torradeira para refeições quase instantâneas.

Conclusão

Em resumo, no artigo de hoje te mostrei o que o diabético pode comer no cafe da manhã.

Antes de tudo, você viu como construir uma refeição amiga do diabetes e dicas para um café da manhã saudável.

Além disso, separei para você algumas receitas para café da manhã do diabetes. 

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