Qual a importância da meditação para sua saúde

Qual a importância da meditação para sua saúde

A importância da meditação é um assunto cada vez mais recorrente. Em especial agora que a saúde mental é uma das áreas mais necessárias para o ser humano cuidar.

Afinal de contas, a meditação é um processo habitual de treinar sua mente para focalizar e redirecionar seus pensamentos.

Por isso, muitas pessoas pensam nisso como uma forma de reduzir o estresse e desenvolver a concentração.

No entanto, esses não são os únicos benefícios. Sendo assim, separei para você 9 benefícios da meditação para a saúde.

Começando por…

1) A meditação reduz o estresse

A meditação reduz o estresse

A importância da meditação tem uma relação comum com a redução do estresse.

Um estudo incluindo mais de 3.500 adultos mostrou que esse benefício é verifico.

Por certo, o estresse mental e físico causam níveis elevados do hormônio do estresse cortisol.

Isso é, muitos dos efeitos nocivos que podem perturbar o sono, promover depressão e ansiedade.

Além disso, também pode aumentar a pressão arterial e contribuir para a fadiga e o pensamento turvo.

2) A meditação controla a ansiedade

Um estudo de meditação da atenção plena durante oito semanas ajudou os participantes a reduzir sua ansiedade.

Isto é, também reduziu os sintomas de:

  • Transtornos de ansiedade, como fobias;
  • Ansiedade social;
  • Pensamentos paranoicos;
  • Comportamentos obsessivo-compulsivos e ataques de pânico.

Além disso, a meditação também pode ajudar a controlar a ansiedade relacionada ao trabalho em ambientes de trabalho de alta pressão.

Aliás, um estudo descobriu que um programa de meditação reduziu a ansiedade em um grupo de enfermeiras.

3) A meditação promove a saúde emocional

Algumas formas de meditação também podem levar a uma autoimagem melhorada e a uma visão mais positiva da vida.

Dois estudos de meditação da atenção plena encontraram diminuição da depressão em mais de 4.600 adultos.

Substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas, que são liberadas em resposta ao estresse, podem afetar o humor, levando à depressão.

Sendo assim, a meditação pode reduzir a depressão, porque ajuda a diminuir esses produtos químicos inflamatórios.

4) A meditação aumenta a autoconsciência

A meditação aumenta a autoconsciência

Algumas formas de meditação podem ajudá-lo a desenvolver uma compreensão mais forte de si mesmo, ajudando-o a crescer no seu melhor eu.

Por exemplo, há um tipo de meditação que ajuda a desenvolver uma maior compreensão de si mesmo e de como você se relaciona com as pessoas ao seu redor.

Outras formas ensinam você a reconhecer pensamentos que podem ser prejudiciais ou autodestrutivos.

A ideia é que, à medida que você ganha maior consciência de seus hábitos de pensamento, pode direcioná-los para padrões mais construtivos.

5) A meditação aumenta a capacidade de atenção

A importância da meditação também tem relação com ajudar a aumentar a força e a resistência da sua atenção.

Um estudo analisou os efeitos de um curso de meditação de oito semanas e descobriu que melhorou a capacidade dos participantes de reorientar e manter a atenção.

Além disso, a meditação pode também reverter os padrões do cérebro que contribuem para divagações, preocupações e atenção insuficiente.

Até mesmo meditar por um curto período pode beneficiá-lo. Um estudo descobriu que quatro dias de prática de meditação podem ser suficientes para aumentar a capacidade de atenção.

6) A meditação pode reduzir a perda de memória relacionada à idade

Melhorias na atenção e clareza de pensamento podem ajudar a manter sua mente jovem.

Por exemplo, o Kirtan Kriya, um método de meditação que combina um mantra ou canto com movimentos repetitivos dos dedos.

Melhorou a capacidade dos participantes de realizar tarefas de memória em vários estudos de perda de memória relacionada à idade.

7) A meditação melhora o sono

A meditação melhora o sono

Um estudo comparou dois programas de meditação baseados na atenção plena, atribuindo aleatoriamente os participantes a um de dois grupos. Um grupo praticava meditação, enquanto o outro não.

A conclusão foi que os participantes que meditaram adormeceram mais cedo e permaneceram dormindo por mais tempo, em comparação com aqueles que não meditaram.

Ou seja, a meditação pode ajudá-lo a controlar ou redirecionar os pensamentos acelerados que muitas vezes levam à insônia. Além de relaxar o corpo, liberar a tensão e colocá-lo em um estado de paz.

8) A meditação ajuda a controlar a dor

A percepção da dor está ligada ao estado de espírito. Pode parecer confuso, mas vou te explicar.

Um estudo usou técnicas funcionais de ressonância magnética para observar a atividade cerebral enquanto os participantes experimentavam um estímulo doloroso.

Alguns participantes passaram por quatro dias de treinamento de meditação da atenção plena, enquanto outros não.

O resultado foi que os pacientes que meditavam mostraram aumento da atividade nos centros cerebrais conhecidos por controlar a dor. Além disso, eles também relataram menos sensibilidade à dor.

9) A meditação pode ajudar a combater vícios

A disciplina mental que você pode desenvolver por meio da meditação pode ajudá-lo a romper dependências. Assim aumentando seu autocontrole e consciência dos gatilhos para comportamentos de dependência.

Sendo assim, segunda uma pesquisa, a meditação pode ajudar as pessoas a:

  • Aprender a redirecionar sua atenção;
  • Aumentar sua força de vontade;
  • Controlar suas emoções e impulsos;
  • Aumentar sua compreensão das causas por trás de seus comportamentos de dependência.

Além disso, a meditação também pode ajudá-lo a controlar os desejos por comida.

Uma revisão de 14 estudos descobriu que a meditação mindfulness ajudou os participantes a reduzir a ingestão emocional e compulsiva.

Conclusão

Em resumo, no artigo de hoje te mostrei a importância da meditação.

Antes de tudo, você viu que a meditação reduz o estresse, controla a ansiedade e promove a saúde emocional. 

Você viu também que essa prática aumenta a autoconsciência, a compacidade de concentração e as chances de perda da memória. 

Além disso, te mostrei também que a meditação melhora o sono, ajuda a controlar a dor e a combater vícios.

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