Quais os benefícios do registro no diário para saúde mental

Quais os benefícios do registro no diário para saúde mental

Você sabe quais são os benefícios do registro no diário para a saúde mental?

Eu não sei você, mas eu sempre fui apaixonada por diários. Desde a minha adolescência eu coleciono vários. 

Não sei se foi por causa da minha paixão por escrever que desencadeou esse hábito, mas até a vida adulto percebi o quanto escrever os meus pensamentos ajuda a minha saúde mental. 

Na adolescência eu não tinha esse conhecimento, mas depois de um tempo sem fazer um registro diário percebi o quanto aquele hábito me ajudou a passar por momentos complicados.

Benefícios de manter o diário para a saúde mental

Benefícios de manter o diário para a saúde mental

Uma das maneiras de lidar com qualquer emoção avassaladora é encontrar uma maneira saudável de se expressar.

Sendo assim, diário pode ser uma ferramenta útil no gerenciamento de sua saúde mental. O registro no diário pode ajudá-lo a:

  • Gerenciar ansiedade;
  • Reduzir o estresse;
  • Lidar com a depressão;
  • Ajuda a priorizar problemas, medos e preocupações;
  • Rastreia quaisquer sintomas no dia a dia para que você possa reconhecer os gatilhos e aprender maneiras de controlá-los melhor.

Ou seja, o registro diário oferece uma oportunidade para uma conversa interna positiva e te ajuda a identificar pensamentos e comportamentos negativos

Por exemplo, quando você tem um problema e está estressado, manter um diário pode ajudá-lo a identificar o que está causando esse estresse ou ansiedade.

Depois de identificar seus fatores de estresse, você pode encontrar uma maneira de resolver os problemas e reduzir seu estresse.

Teve um período da minha vida, por exemplo, que eu estava muito infeliz com as escolhas na minha carreira, mas eu não sabia exatamente o que era.

Até que voltei a escrever no meu diário e com o tempo percebi que estava infeliz porque não estava escrevendo.

A partir daí comecei a enviar currículo especificamente para vagas de produção de conteúdo. 

Além disso, é importante se lembrar de que o registro no diário é apenas um aspecto de um estilo de vida saudável para gerenciar melhor o estresse, a ansiedade e as condições de saúde mental. 

Mas não é apenas o único fator para melhorar a sua saúde mental, é essencial também:

  • Relaxar e meditar todos os dias;
  • Fazer uma dieta saudável e equilibrada;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Dormir bem todas as noites;
  • Ficar longe do álcool e das drogas.

Como fazer um diário

Como fazer um diário

Você não precisa comprar aquele diário rosa com cadeado de coração, você pode fazer os seus registros diários em um caderno comum. 

No início vai ser um desafio e você não vai saber ao certo o que escrever, mas o simples fato de colocar qualquer no papel já vai te ajudar a ter um dia melhor. 

Sendo assim, para te ajudar nesse processo, experimente estas dicas:

Tente escrever todos os dias

Reserve alguns minutos todos os dias para escrever. Isso o ajudará a escrever em seu diário regularmente.

Eu, geralmente, faço logo na primeira hora do dia e tento registrar tudo o que me incomodou no dia anterior. 

Mas você também pode escrever antes de dormir e descarregar todas as preocupações no seu diário. 

Deixe seu diário avista

Mantenha uma caneta e papel em um lugar que você sempre vai bater os olhos. Assim que você não vai se esquecer de faze o registro daquele dia.

Escreva o que achar melhor

Seu diário não precisa seguir nenhuma estrutura específica. É o seu lugar privado para discutir o que quiser.

Sendo assim, deixe as palavras fluírem livremente. Não se preocupe com erros de grafia ou com o que outras pessoas possam pensar.

Use seu diário como achar melhor

Você não precisa compartilhar seu diário com ninguém. Se quiser compartilhar alguns de seus pensamentos com amigos e entes queridos de confiança, você pode mostrar a eles partes de seu diário.

Mas o recomendado é você guardar para você, afinal nem todo mundo vai entender o que realmente estava passando na sua cabeça naquele momento.

Use aplicativos

Se você não quer escrever em um caderno você pode baixar aplicativos que vão te auxiliar nesses registros.

Aliás, algumas opções possuem até tem senha para você se sentir mais seguro.

Veja alguns aplicativos que você pode usar no seu celular ou tablet:

Manter um diário ajuda a criar ordem quando seu mundo parece um caos

Manter um diário ajuda a criar ordem quando seu mundo parece um caos

Deixe o preconceito de lado e tente escrever um diário. Você vai perceber que vai começar a se conhecer revelando seus medos, pensamentos e sentimentos mais íntimos. 

Considere o seu tempo de escrita como um tempo de relaxamento pessoal. É um momento em que você pode desestressar e relaxar. Escreva em um local relaxante e, talvez, faça uma xícara de chá. 

Aguarde seu tempo de registro no diário. E saiba que você está fazendo algo bom para sua mente e corpo.

Conclusão

Em resumo, no artigo de hoje te mostrei quais os benefícios do registro no diário para saúde mental. 

Antes de tudo, você viu como fazer um diário e quais aplicativos você pode usar.

Além disso, te mostrei também que manter um diário ajuda a criar ordem no seu mundo quando tudo parece um caos. 

Enfim… Faça o teste!

Depois me conta nos comentários como foi a sua experiência! Já tem esse hábito?

Aliás, compartilhe esse artigo com alguém que precisa saber quais são os benefícios do registro no diário.

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