Saiba AGORA o que você precisa para gerenciar o estresse

Saiba AGORA o que você precisa para gerenciar o estresse

Gerenciar o estresse pode ser mais estressante se você não souber o que realmente precisa fazer. 

Por isso, no artigo de hoje vou te mostrar:

  • O que é estresse;
  • Como identificar os sinais de estresse;
  • O que fazer quando se sentir estressado;
  • Sete etapas para ajudar a se proteger do estresse.

O que é estresse?

O que é estresse

Estresse é uma sensação de estar sob pressão anormal.

Essa pressão pode vir de diferentes aspectos do seu dia a dia: uma carga de trabalho aumentada, um período de transição, uma discussão ou preocupações. 

Aliás, você pode descobrir que tem um efeito cumulativo, com cada estressor se acumulando. Por exemplo, você já teve um dia que um simples acontecimento desencadeou estresse para o resto dia? 

É comum, durante essas situações, você se sentir ameaçado ou chateado e seu corpo criar uma resposta ao estresse.

No entanto, o problema é que isso pode causar uma variedade de sintomas físicos, mudar a maneira como você se comporta e levá-lo a sentir emoções mais intensas. 

Ou seja, o estresse nos afeta de várias maneiras, tanto física quanto emocionalmente, e em intensidades variadas. 

Como posso identificar os sinais de estresse?

Embora o estresse afete a todos de maneira diferente, existem sinais e sintomas comuns que você pode observar, como, por exemplo:

  • Sensação de estar sobrecarregado;
  • Sentimentos de preocupação ou ansiedade constantes;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade ou temperamento explosivo;
  • Mudanças de humor;
  • Dificuldade em relaxar;
  • Baixa autoestima;
  • Depressão;
  • Comendo mais (ou menos) do que o normal;
  • Usar álcool, tabaco ou drogas ilegais para relaxar;
  • Mudanças em seus hábitos de sono;
  • Dores, especialmente tensão muscular;
  • Sensação de náusea ou tontura;
  • Diarreia e constipação;
  • Perda do desejo sexual.

Além disso, é importante frisar que se você está experimentando esses sintomas por um período prolongado.

Ou sente que eles estão afetando sua vida cotidiana ou fazendo você se sentir mal, você precisa consultar um médico. 

O que fazer quando se sentir estressado?

O que fazer quando se sentir estressado

Agora que você já entende o que é estresse e como você pode identificar os sinais, você precisa saber como gerenciar o estresse. 

Por isso, vou te mostrar agora 3 atitudes simples para te ajudar quando você se sentir estressado.

1) Perceba quando isso está causando um problema

O primeiro passo é entender quando você está ficando estressado regularmente. É no trânsito? No trabalho? Quando acorda cedo?

Isto é, tente fazer a conexão entre sentir-se cansado ou doente e as pressões que você enfrenta.

Além disso, esteja atento a avisos físicos, como músculos tensos, cansaço excessivo, dores de cabeça ou enxaquecas.

2) Identifique as causas

Tente identificar as causas subjacentes. Isto é, classifique as possíveis razões para o seu estresse em três categorias:

  1. Uma solução prática;
  2. Vão melhorar com o tempo; 
  3. Você não pode fazer nada.

Por exemplo: se você se estressa muito quando está o trânsito uma solução prática é você optar pelo transporte público. 

Sendo assim, o segredo é tentar liberar a preocupação dos que estão no segundo e terceiro grupos e deixá-los ir.

3) Revise seu estilo de vida

Depois de fazer essas avaliações você precisa revisar seu estilo de vida.

Por exemplo: você poderia estar assumindo muito? Existem coisas que você está fazendo que poderiam ser entregues a outra pessoa? Você consegue fazer as coisas de uma forma mais tranquila?

Para agir de acordo com a resposta a essas perguntas, você precisa priorizar as coisas que está tentando alcançar e reorganizar sua vida.

Assim você libera a pressão que pode advir de tentar fazer tudo de uma vez.

Sete etapas para ajudar a se proteger do estresse

Sete etapas para ajudar a se proteger do estresse

Para finalizar vou te mostrar agora 7 etapas que podem te ajudar a se proteger do estresse. Veja só:

1. Alimente-se de maneira saudável

Comer de maneira saudável pode reduzir os riscos de doenças. Sem contar que a comida afeta nosso humor.

Sendo assim, você pode proteger sua sensação de bem-estar garantindo que sua dieta forneça quantidades adequadas de nutrientes para o cérebro, como vitaminas e minerais essenciais, além de beber água.

2. Esteja ciente de fumar e beber álcool

Pare, ou reduza, a quantidade que você fuma e bebe álcool. Mesmo que pareçam reduzir a tensão inicialmente, isso é enganoso, pois costumam piorar os problemas.

3. Pratique exercício físico

Experimente e integre o exercício físico ao seu estilo de vida, pois pode ser muito eficaz no alívio do estresse

Aliás, sair e tomar um pouco de ar fresco e fazer alguns exercícios físicos leves, como ir para uma caminhada, pode ajudar.

4. Tire um tempo para relaxar

Alcance o equilíbrio entre responsabilidade para com os outros e responsabilidade para consigo mesmo.

Ou seja, diga a si mesmo que não há problema em priorizar o autocuidado. 

Sei que às vezes nos punimos por estar assistindo Netflix ao invés de estudar, mas às vezes é esse tempo de descanso que vai te ajudar a ser mais produtivo. 

5. Esteja atento

Tente praticar a atenção plena regularmente. Você pode fazer isso, por exemplo, com a meditação mindfulness, que pode ser praticada em qualquer lugar a qualquer momento.

Em resumo, a Mindfulness é uma abordagem mente-corpo da vida que nos ajuda a nos relacionarmos de maneira diferente com as experiências.

Além disso, envolve prestar atenção aos nossos pensamentos e sentimentos de uma forma que aumente nossa capacidade de gerenciar o estresse em situações difíceis e fazer escolhas sábias.

6. Tenha um sono reparador

Você está descobrindo que está lutando para dormir? Este é um problema comum quando você está estressado e sua saúde física ou mental pode estar afetando sua capacidade de dormir.

Por isso, altere seu ambiente para ajudar a melhorar seu sono. Assim você pode se levantar em vez de ficar na cama quando sua mente está se preocupando à noite.

7. Não seja muito duro consigo mesmo

Tente manter as coisas em perspectiva. Lembre-se de que ter um dia ruim é uma experiência humana universal.

Sendo assim, quando o seu crítico interno ou externo encontra falhas, tente encontrar a verdade e a exceção ao que está sendo dito.

Por exemplo, se você sentir que falhou, não se culpe. Aja como se você fosse seu melhor amigo: seja gentil e apoie.

Conclusão

Em resumo, no artigo de hoje te mostrei (quase) tudo que você precisa saber sobre gerenciar o estresse.

Antes de tudo, você viu o que é estresse e como identificar os sinais de estresse.

Você viu também o que fazer quando se sentir estressado e sete etapas para ajudar a se proteger do estresse.

Gostou do artigo? Deixa um comentário e compartilhe com alguém que precisa saber disso. 

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