Como aumentar autoestima em 7 passos simples

Como aumentar autoestima em 7 passos simples

Saber como aumentar autoestima é essencial para você ter uma saúde mental saudável. 

No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, neste artigo eu vou te mostrar 7 passos simples para você aumentar autoestima. 

Além disso, também vou te mostrar:

  • O que é autoestima;
  • O que causa baixa autoestima;
  • Como a baixa autoestima nos afeta;
  • Qual profissional procurar.

O que é autoestima?

O que é autoestima

Autoestima, de maneira bem simples, é a opinião que temos de nós mesmos.

Quando temos uma autoestima saudável, tendemos a nos sentir positivos a respeito de nós mesmos e da vida em geral. Isso nos torna mais capaz de lidar com os altos e baixos da vida.

Por outro lado, quando nossa autoestima está baixa, tendemos a ver a nós mesmos e nossa vida de uma maneira mais negativa e crítica.

Assim, também nos sentimos menos capazes de enfrentar os desafios que a vida nos lança.

O que causa baixa autoestima?

A baixa autoestima geralmente começa na infância. Isso acontece porque nossos professores, amigos, irmãos, pais e até mesmo a mídia nos enviam mensagens positivas e negativas sobre nós mesmos. 

A mensagem de que você não é bom o suficiente é a que fica com você, talvez você tenha achado difícil corresponder às expectativas das outras pessoas ou às suas próprias expectativas.

Além disso, a baixa autoestima também pode acontecer por causa do estresse e os eventos difíceis da vida, como uma doença grave ou uma perda.

A personalidade também pode desempenhar um papel. Algumas pessoas são mais propensas a pensamentos negativos, enquanto outras estabelecem padrões impossivelmente elevados para si mesmas.

Como a baixa autoestima nos afeta?

Se você tem baixa autoestima pode se esconder de situações sociais, parar de tentar coisas novas e evitar coisas que considera desafiadoras.

No curto prazo, evitar situações desafiadoras e difíceis pode fazer você se sentir seguro.

A longo prazo, isso pode sair pela culatra porque reforça suas dúvidas e medos.

Isso acontece porque você começa a acreditar que a única maneira de lidar com as situações desafiadoras é evitando-as.

Além disso, viver com baixa autoestima pode prejudicar sua saúde mental e levar a problemas como depressão e ansiedade.

Você também pode desenvolver hábitos prejudiciais, como fumar e beber demais, para lidar com a situação.

7 passos simples para melhorar a su autoestima

7 passos simples para melhorar a su autoestima

Agora que você já sabe o que é autoestima, o que causa e como a baixa autoestima nos afeta, vou te mostrar 7 passos simples que podem ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo.

1) Identifique e desafie suas crenças negativas

O primeiro passo é identificar, e então desafiar, suas crenças negativas sobre si mesmo.

Observe seus pensamentos sobre você. Por exemplo, você pode se pegar pensando “Não sou inteligente o suficiente para fazer isso” ou “Não tenho amigos”.

Ao fazer isso, procure evidências que contradizem essas afirmações. Anote a afirmação e as evidências para se lembrar de que suas crenças negativas sobre você não são verdadeiras.

2) Reconheça no que você é bom 

Para aumentar autoestima, você precisa entender que todos somos bons em alguma coisa, seja cozinhar, cantar, resolver quebra-cabeças ou ser amigos.

Além disso, também tendemos a gostar de fazer as coisas em que somos bons, o que pode ajudar a melhorar o seu humor.

3) Construa relacionamentos positivos

Se você descobrir que certas pessoas tendem a deixá-lo para baixo, tente passar menos tempo com elas ou diga-lhes como você se sente a respeito de suas palavras ou ações.

Aliás, o ideal é tentar construir relacionamentos com pessoas positivas e que o apreciem.

4) Seja gentil com você mesmo

Ser gentil consigo mesmo significa eliminar ou diminuir a vontade de ser autocrítico.

Além disso, pense no que você diria a um amigo em uma situação semelhante. Frequentemente, damos conselhos muito melhores aos outros do que a nós mesmos.

5) Aprenda a ser assertivo

Outra forma de aumentar autoestima é você respeitar as opiniões e necessidades das outras pessoas e esperar o mesmo delas.

Um truque é olhar para outras pessoas que agem de forma assertiva e copiar o que fazem.

Não se trata de fingir que você é alguém que não é,  mas sim de pegar dicas e sugestões de pessoas que você admira.

6) Comece a dizer “não”

Pessoas com baixa autoestima muitas vezes sentem que têm que dizer sim para outras pessoas, mesmo quando, na verdade, não querem.

O risco é que você fique sobrecarregado, ressentido, zangado e deprimido.

Na maioria das vezes, dizer “não” não perturba os relacionamentos.

Pode ser útil continuar dizendo não, mas de maneiras diferentes, até que recebam a mensagem.

7) Dê a si mesmo um desafio

Todos nós nos sentimos nervosos ou com medo de fazer coisas às vezes.

Mas as pessoas com autoestima saudável não permitem que esses sentimentos as impeçam de tentar coisas novas ou de aceitar desafios.

Além disso, estabeleça uma meta para você, como participar de uma aula de ginástica ou ir a um evento social. Alcançar seus objetivos ajudarão a aumentar sua auto-estima.

Qual profissional procurar quando estiver com baica autoestima?

Você pode encontrar ajuda para baixa autoestima em terapias psicológicas como aconselhamento ou terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Marque uma sessão com um psicologo e converse sobre ele como você está se sentido

Conclusão

Em resumo, no artigo de hoje te mostrei 6 passos simples para você melhorar a sua autoestima.

Antes de tudo, você viu o que é autoestima e o que causa baixa autoestima.

E também te mostrei como a baixa autoestima nos afeta e qual profissional você deve procurar.

Gostou do artigo? Deixa um comentário e vamos conversar mais sobre esse assunto. 

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