10 maneiras de melhorar a saúde mental no trabalho

10 maneiras de melhorar a saúde mental no trabalho

A melhor forma de melhorar a saúde mental no trabalho é falando sobre o assunto.

Não tem como fugir desse tema ou fingir que ele não existe, principalmente, no momento que estamos passando atualmente. 

Por isso, vou te mostrar o que você e a sua empresa podem fazer para melhorar a saúde mental da sua equipe

Mas antes, você sabe o que é saúde mental?

O que é saúde mental?

A saúde mental, de acordo com a OMS, está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida.

Além disso, também está relacionado ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

Ou seja, tem a ver com sentimentos deprimidos, estressados ​​ou de medo que podem ser intensos demais ao ponto de afetar nossa vida diária. Se transformando assim em um problema de saúde mental, como ansiedade ou depressão

Qual a relação da saúde mental com o trabalho?

Há diversos fatores de risco para a saúde mental que podem estar presentes no ambiente de trabalho.

Podem, por exemplo, estar relacionados ao ambiente organizacional e gerencial, as habilidades e competências dos funcionários, etc.

Provavelmente, você já percebeu que quando um funcionário não está bem mentalmente, ele começa a cometer erros bobos, procrastina mais ou então pegar mais tarefas do que conseguem finalizar no ambiente de trabalho. 

Dessa forma, os problemas de saúde mental e estresse podem afetar negativamente o funcionário como, por exemplo, no:

  • Comunicação com colegas de trabalho;
  • Engajamento com o trabalho;
  • Desempenho e produtividade no trabalho;
  • Capacidade física e funcionamento diário.

O que pode ser feito para melhorar a saúde mental no trabalho?

Para melhorar a saúde mental no trabalho, as empresas podem disponibilizar planos de saúde com acompanhamento psicológico incluído. 

Dessa forma, os profissionais de saúde podem perguntar aos pacientes sobre qualquer depressão ou ansiedade e recomendar exames, tratamento e serviços conforme apropriado.

Além disso, os psicólogos podem incluir assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde aliados como parte das equipes principais de tratamento para fornecer atendimento abrangente e holístico.

As empresas também podem:

  • Desenvolver um guia de “como fazer” para ajudar no desenho, implementação e avaliação de programas de saúde no local de trabalho que abordem questões de saúde mental e estresse;
  • Criar um cartão de pontuação de saúde mental que os empregadores possam usar para avaliar seu ambiente de trabalho e identificar áreas de intervenção;
  • Desenvolver um programa de reconhecimento que recompensa os empregadores que demonstram melhorias baseadas em evidências nas métricas de saúde mental e bem-estar e resultados de negócios mensuráveis;
  • Estabelecer programas de treinamento em parceria com escolas de negócios para ensinar os líderes como construir e manter uma força de trabalho mentalmente saudável.

Como você pode melhorar a saúde mental da sua equipe

Como você pode melhorar a saúde mental da sua equipe

Felizmente, existem várias maneiras de apoiar o bem-estar mental de seus funcionários. 

Por isso, separei 10 maneiras de melhorar a saúde mental no trabalho. Vamos lá? 

1) Fale francamente sobre saúde mental 

O primeiro passo para vencer o estigma é parar de tratar as doenças mentais como tabu. 

Quer seja um artigo que você leu, um programa que assistiu ou uma experiência pessoal que teve, falar sobre isso abertamente e sem vergonha ajudará os outros a perceberem que não estão sozinhos.

2) Continue a conversa

A cultura do local de trabalho deve ser estimulada, o que significa que você não pode mencionar saúde mental apenas uma vez e esperar que ela pegue. 

Por isso, encontrei várias oportunidades para incorporar o assunto ao dia a dia dos funcionários para que fique sempre em primeiro lugar.

3) Inclui todos os níveis de pessoal

Seus funcionários não acreditarão que você realmente se preocupa com o bem-estar deles, a menos que todos os gerentes e executivos também demonstrem a importância da saúde mental.

Sendo assim, fique atento para que a cultura da saúde mental passe por todos os níveis da empresa.

4) Incentive os funcionários a tirar dias de folga para saúde mental

Se você ainda exigir que seus funcionários forneçam um atestado médico ou outro motivo “legítimo” para faltar ao trabalho, pode ser hora de parar. 

Parte da saúde preventiva envolve dar uma folga à mente e ao corpo de vez em quando. 

Ou seja, permitir que sua equipe falte ao trabalho para se recarregar pode ajudá-los a evitar problemas de saúde mais sérios no futuro.

5) Preste atenção e esteja pronto para ajudar

Se você notar um funcionário se comportando de maneira diferente (por exemplo, irritabilidade ou baixo-astral), não hesite em perguntar se está tudo bem. 

Mesmo se eles disserem que está bem, lembre-os de que você está lá para ajudar e que eles têm acesso a recursos de assistência.

6) Certifique-se de que as ferramentas e recursos são relevantes

Não importa quantas informações você forneça a seus funcionários, nunca adiantará se estiverem desatualizadas ou irrelevantes. Na verdade, pode até causar danos.

Sendo assim, atualize com frequência seus recursos de saúde mental para certificar-se de que estão precisos, atualizados e contém conselhos práticos que seus funcionários podem usar para melhorar.

7) Facilite o acesso a esses recursos

Semelhante ao ponto anterior, sua equipe não aproveitará muito as informações se elas forem difíceis de encontrar. 

Por isso, elimine barreiras de acesso, fornecendo o conteúdo em uma variedade de formatos (áudio, vídeo, escrito, etc.). Além disso, minimize o número de etapas necessárias para encontrá-lo.

8) Priorize a confidencialidade e o anonimato

Mesmo que a saúde mental possa estar normalizada em seu local de trabalho, algumas pessoas ainda podem se sentir desconfortáveis ​​em discutir isso, especialmente se lutam contra vícios, traumas ou pensamentos suicidas. 

Dessa forma, tranquilize sua equipe de que a privacidade deles é sua principal preocupação e que o uso de recursos de saúde mental nunca será monitorado ou rastreado.

9) Projete um espaço de trabalho mentalmente saudável

É importante que seus funcionários se sintam energizados e estimulados pelo ambiente de trabalho. 

Uma pesquisa mostrou que a produtividade, o envolvimento e o bem-estar geral aumentam quando as pessoas se sentem confortáveis ​​em locais de trabalho com iluminação natural, plantas e outras características positivas.

10) Concentre-se no positivo

A doença mental é um problema sério, mas ainda pode ser tratada de uma maneira que faça as pessoas se sentirem compreendidas, apreciadas e esperançosas.

Por isso, lembre-se sempre de deixar seus funcionários com a sensação de que têm um plano de ação claro pela frente e que eles ou seus entes queridos podem ficar bem.

O que os funcionários podem fazer para melhorar a saúde mental no trabalho

Além disso, os próprios funcionários também podem ajudar a melhorar a saúde mental. Como, por exemplo:

  • Incentivando a empresa a oferecer educação e programas de saúde mental e gerenciamento de estresse que atendam às suas necessidades e interesses, caso ainda não existam;
  • Participando de programas e atividades patrocinados pelo empregador para aprender habilidades e obter o apoio de que precisam para melhorar sua saúde mental;
  • Não compartilhando com atitudes inaceitáveis ​​no local de trabalho como forma de ajudar outras pessoas;
  • Compartilhando experiências pessoais com outras pessoas para ajudar a reduzir o estigma;
  • Respondendo com empatia, oferecendo apoio aos colegas e incentivando outras pessoas a buscar ajuda;
  • Adotando comportamentos que promovam o controle do estresse e a saúde mental;
  • Fazendo refeições saudáveis ​​e bem balanceadas;
  •  Praticando exercícios físicos regularmente
  • Dormindo de 7 a 8 horas por noite;
  • Participando de atividades que promovam o controle do estresse e o relaxamento, como ioga, meditação, atenção plena ou tai chi.
  • Reservando um tempo para refletir sobre experiências positivas e expressando felicidade e gratidão;
  • Entre outras ações.
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