Como realmente perder peso, de acordo com nutricionistas

Como realmente perder peso, de acordo com nutricionistas

Se você realmente quer perder peso, você precisa se consultar com um nutricionista.

Os melhores profissionais fazem parte dos planos de saúde disponibilizados pela Smart Care, se você quer saber como encontrá-los, entre em contato com a nossa equipe de excelência.

Pensando nisso, separei para você as 8 principais dicas que os nutricionistas passam quando o seu paciente quer perder peso.

Vamos lá?

1) Diminua a quantidade dos “biscoitos fit”

De acordo com a nutricionista Mayara Régia, os biscoitos fitness tem uma composição muito parecida com os biscoitos normais recheados. 

Ou seja, comparando a tabela nutricional e a lista de ingredientes é possível perceber que são bem semelhantes.

O biscoito fit de aveia e mel, por exemplo, tem dois tipos de açúcares  e gordura vegetal.

Além disso, se você olhar a tabela nutricional, vai observar a mesma quantidade de carboidratos e quase o mesmo tanto de calorias para porção de 30g de um biscoito recheado. 

Por isso, a melhor opção é diminuir (e até mesmo parar) a ingestão de biscoitos. Troque por um lanche mais saudável como, por exemplo, frutas. 

2) Dieta não é só quantidade de calorias

“A dieta vai muito além de contar calorias. É preciso calcular também os micronutrientes (vitaminas e minerais) para evitar carências nutricionais. Inclusive, hoje é comum ter indivíduos  obesos que estão desnutridos, com muitas carências de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo”, afirma Régia. 

Sendo assim, quando você vai ao nutricionista ele também vai calcular a dieta de acordo com o seu objetivo, faixa etária, cultura alimentar, rotina, prática de exercício físico, histórico familiar, doenças existentes, etc.

Segundo a nutricionista, o que faz o organismo emagrecer é o DÉFICIT CALÓRICO. Ou seja, ingerimos menos calorias do que gastamos. Para gerar esse déficit existem três formas:

  1. Diminuir as calorias ingeridas na alimentação; 
  2. Atividade física; ou 
  3. Conjunto dos dois.

“É por isso que não existe um alimento que emagreça isoladamente/milagrosamente: nem café, nem água, nem chia, nem óleo de coco” conclui.

É possível fazer uma dieta sem passar fome

Mayara explica que o segredo é fazer boas escolhas e não exagerar nas quantidades. Você pode utilizar de estratégias como: 

  • Consumir alimentos ricos em fibras para aumentar a saciedade; 
  • Beber água suficiente para o bom funcionamento do corpo e para não confundir sede com fome; 
  • Mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão e ter saciedade; 
  • Comer à mesa sem celular/computador/televisão (concentrado na refeição);
  • Entre outros.

3) Consulte um médico

Para perder peso com saúde também é importante ter um acompanhamento médico. Em geral, a nutricionista pede para ver alguns exames (de sangue, por exemplo) para verificar seu nível de glicose e outros fatores. 

Por isso, o plano de saúde é um ótimo aliado na hora de perder peso. Além da consulta com um nutricionista, você também pode ter um acompanhamento médico adequado e realizar exames.

4) Não existe um único truque que funcione para todos

Não existe um único truque que funcione para todos

Um dos maiores vilões na hora de perder peso é que a indústria da dieta grita aos quatro ventos que a perda de peso é simplesmente o resultado de comer menos e fazer mais exercícios.

 “Para algumas pessoas que comem muito mais do que o corpo precisa, então sim, essa estratégia muitas vezes pode levar à perda de peso”, diz nutricionista clínica Jennifer Cassetta, de Nova York. “No entanto, esse não é sempre o caso.”

Ou seja, não existe uma solução perfeita: o que pode funcionar para você pode nem estar no seu radar ainda.

6) Pare de fazer dieta

Sim, você leu certo. A chave para melhorar sua saúde pode ser apenas se concentrar em comportamentos saudáveis, como mover-se mais e comer mais frutas e vegetais. 

“Uma das melhores maneiras de perder peso e manter essa perda de peso é criar hábitos de estilo de vida duradouros que você possa manter por muito tempo”, diz a nutricionista Amy Gorin, nutricionista registrada à base de plantas na área da cidade de Nova York. 

“Isso normalmente é mais fácil de implementar iniciando muitas pequenas mudanças, como adicionar exercícios ao seu dia, mesmo em pequenas doses, trocar sobremesas de alto teor calórico por frutas e ser mais cuidadoso enquanto come”.

Ou seja, pense nas mudanças que você pode fazer para que sejam hábitos sustentáveis.

Além disso, considere o que você gosta em termos de exercícios e faça uma lista de alimentos saudáveis ​​que você realmente acha saborosos. Em seguida, tente tornar essas coisas a parte mais importante de sua vida.

7) Mantenha um diário alimentar

A tecnologia é responsabilizada por nos manter estacionários e interferir na atividade. Mas seu smartphone pode ajudar você a perder peso

“Vários estudos mostraram que as pessoas que mantêm registros de alimentos têm mais probabilidade de perder peso e mantê-lo fora”, diz a nutricionista Rebecca Ditkoff, fundadora da Nutrition by RD. 

Ela acredita que é especialmente útil quando você está começando a controlar o que come e o que precisa mudar.

Ditkoff diz que você pode escrever coisas em um diário real, ou que você pode usar um aplicativo que permite que você rastreie sua comida tirando fotos de suas refeições. 

Depois de fazer isso por algumas semanas, você provavelmente começará a ver o surgimento de padrões. Talvez você note que não está comendo frutas ou vegetais até a noite, ou talvez seu café da manhã não seja muito satisfatório e você sempre acaba pegando algo para comer no lanche da manhã. 

Além disso, após fazer essas descobertas, você pode começar a criar estratégias por conta própria ou com a ajuda de um nutricionista para fazer escolhas que o ajudarão a perder peso e melhorar sua saúde. 

8) Escove e passe fio dental depois de comer

Não só o seu dentista vai adorar você, mas sua barriga também: “Escovar e passar fio dental logo após o jantar vai reduzir a vontade de comer tarde da noite, e limpar os dentes ajuda a sinalizar que você acabou de comer”, diz a nutricionista Sonya Angelone, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

Como é uma consulta com psicólogo?
Como é uma consulta com psicólogo

Se você busca saber como é uma consulta com psicólogo, preciso ser sincera com você.  Nenhuma consulta com psicólogo será Read more

Importância da saúde mental: por que precisamos falar sobre isso?
Importância da saúde mental por que precisamos falar sobre isso

Falar sobre a importância da saúde mental é extremamente necessário nos dias que estamos vivendo.  Por muito tempo, a saúde Read more

18 comportamentos para perda de peso saudável
18 comportamentos para perda de peso saudável

Ainda falando sobre perda de peso saudável, no artigo de hoje vou te mostrar 18 comportamentos para você emagrecer com Read more

Como emagrecer com saúde: veja agora se isso é possível
Como emagrecer com saúde veja agora se isso é possível

Uma das maiores preocupações do ser humano hoje é como emagrecer com saúde. Isso porque é natural encontrar uma dieta Read more

Comments are closed.