Importância da saúde mental por que precisamos falar sobre isso

Importância da saúde mental: por que precisamos falar sobre isso?

Falar sobre a importância da saúde mental é extremamente necessário nos dias que estamos vivendo. 

Por muito tempo, a saúde mental foi negligenciada, mas hoje sabemos que ela é fundamental para o bem-estar de um indivíduo. 

Pensando nisso, no artigo de hoje trouxe para você os principais pontos sobre o assunto. Vamos lá?

O que é saúde mental?

A saúde mental é a soma do nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Ou seja, envolve como pensamos, sentimos e agimos. 

Além disso, a saúde mental também está relacionada em como lidamos com o estresse, como nos relacionamos com os outros e como fazemos escolhas. 

Muitos fatores contribuem para problemas de saúde mental, incluindo:

  • Fatores biológicos, como genes ou química do cérebro
  • Experiências de vida, como trauma ou abuso
  • História familiar de problemas de saúde mental

Importância da saúde mental: sinais de alerta 

Os principais sinais de alerta para saber se a sua saúde mental está em risco são:

  • Comer ou dormir pouco;
  • Afastando-se das pessoas e atividades habituais;
  • Tendo pouca ou nenhuma energia;
  • Sentir-se entorpecido ou como se nada importasse;
  • Tendo dores e sofrimentos inexplicáveis;
  • Sentindo-se impotente ou sem esperança;
  • Fumar, beber ou usar drogas mais do que o normal;
  • Sentindo-se incomumente confuso, esquecido, tenso, com raiva, chateado, preocupado ou com medo;

Além disso, outras sintomas são:

  • Gritando ou brigando com a família e amigos;
  • Experimentando mudanças de humor severas que causam problemas nos relacionamentos;
  • Tendo pensamentos e memórias persistentes que você não consegue tirar da sua cabeça;
  • Ouvir vozes ou acreditar em coisas que não são verdadeiras;
  • Pensando em prejudicar a si mesmo ou aos outros;
  • Incapacidade de realizar tarefas diárias como cuidar de seus filhos ou ir para o trabalho ou escola;
  • Entre outros. 

Por que a saúde mental é importante?

A saúde mental é importante porque pode ajudá-lo a:

  • Lidar com o estresse da vida;
  • Ter bons relacionamentos;
  • Fazer contribuições significativas para a sua comunidade;
  • Trabalhar produtivamente;
  • Realizar todo o seu potencial.

Além disso, a sua saúde mental também é importante porque pode afetar sua saúde física. Por exemplo, distúrbios mentais podem aumentar o risco de problemas de saúde física, como derrame, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Sendo assim, em geral, a saúde mental positiva permite que as pessoas:

Sua saúde mental pode mudar com o tempo?

Sim, é importante lembrar que a saúde mental de uma pessoa pode mudar com o tempo, dependendo de muitos fatores. 

Quando as demandas feitas a uma pessoa excedem seus recursos e habilidades de enfrentamento, por exemplo, sua saúde mental pode ser afetada. 

O que causa a doença mental?

Não existe uma causa única para a doença mental. Vários fatores podem contribuir para o risco de doença mental, como, por exemplo:

  • Experiências adversas no início da vida, como trauma ou história de abuso (por exemplo, abuso infantil, agressão sexual, testemunhar violência, etc.);
  • Experiências relacionadas a outra condição médica contínua (crônica);
  • Fatores biológicos, como genes ou desequilíbrios químicos no cérebro;
  • Uso de álcool ou drogas recreativas;
  • Ter poucos amigos;
  • Solidão ou isolamento.

O que devo fazer se achar que tenho um problema de saúde mental?

Se você acha que pode ter um problema de saúde mental, peça ajuda. A psicoterapia e/ou medicamentos podem tratar transtornos mentais. 

Além disso, se você não sabe por onde começar, entre em contato com o seu plano de saúde e descubra qual o melhor profissional para te atender.

7 dicas para melhorar sua saúde mental

Agora que você já entendeu a importância da saúde mental, veja agora 7 dicas para a melhorar a sua saúde mental:

1) Acompanhe a gratidão e as realizações com um diário

Inclua 3 coisas pelas quais você era grato e 3 coisas que você conseguiu realizar a cada dia.

2) Prepare uma fuga

Para melhorar a sua saúde mental você pode sair para acampar com amigos ou uma viagem aos trópicos.

Além disso, o ato de planejar as férias e ter algo pelo qual ansiar pode aumentar sua felicidade geral por até 8 semanas!

 3) Trabalhe seus pontos fortes

Faça algo em que você seja bom para desenvolver autoconfiança e, em seguida, enfrente uma tarefa mais difícil. 

4) Mostre algum amor a alguém em sua vida

Relações íntimas, de qualidade, são fundamentais para uma vida feliz e saudável.

5) Às vezes, não precisamos adicionar novas atividades para obter mais prazer

Precisamos apenas absorver a alegria daqueles que já temos. Tentar ser otimista não significa ignorar os lados mais feios da vida. Significa apenas focar no positivo tanto quanto possível.

6) Saia da tela

Deixe seu smartphone em casa por um dia e desconecte-se de e-mails, alertas e outras interrupções constantes.

Ou seja, passe algum tempo fazendo algo divertido cara a cara com alguém.

7) Passe algum tempo com um amigo peludo

O tempo com os animais reduz o hormônio do estresse (cortisol) e aumenta a oxitocina (que estimula a sensação de felicidade).

No entanto, se você não tem um animal de estimação, saia com um amigo que tenha ou seja voluntário em um abrigo.

Quando é um bom momento para pedir ajuda?

Questões relacionadas à saúde mental podem afetar cada pessoa de uma maneira diferente. 

Se você começar a ver mudanças em sua felicidade geral e em seus relacionamentos, sempre haverá maneiras de obter o apoio que deseja. 

Aqui estão algumas maneiras de obter ajuda:

Conecte-se com outras pessoas, amigos e familiares

Alcançar e abrir-se para outras pessoas em sua vida pode ajudar a fornecer suporte emocional.

Saiba mais sobre saúde mental

Existem muitos recursos aos quais você pode recorrer para aprender mais sobre saúde emocional.

Faça uma avaliação de saúde mental

Uma avaliação pode ajudar a determinar se o estresse, a ansiedade ou a depressão podem estar afetando sua vida. 

Converse com um profissional

Se você começar a sentir que sua saúde emocional está começando a afetá-lo, pode ser hora de pedir apoio extra. Com um plano de saúde, você pode consultar um psicólogo ou psiquiatra e encontrar o suporte personalizado que deseja.

Aliás, se você ainda não tem um plano de saúde? Entre em contato com os especialistas da Smart Care, eles são a melhor opção para você ter um plano de saúde que se encaixe perfeitamente as suas necessidades.

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