Smart Care Seguros

Conjuntivite: o que é, sintomas, tratamento e como se prevenir

Você sabe o que é conjuntivite? Muitas pessoas morrem de medo de ter esse problema ocular. Porém, esse diagnóstico pode ser facilmente evitado ou também tratado. Com apenas algumas precauções você pode prevenir essa situação.

Por isso, neste artigo você vai descobrir o que é, quais suas causas, sintomas, formas de tratamento e muito mais. 

Vem com a gente!

O que é conjuntivite?

O olho humano é coberto por uma membrana chamada conjuntiva. Ela permite que o olho esteja sempre lubrificado e também facilita o movimento ocular para que as pessoas possam enxergar corretamente. 

Contudo, essa membrana pode inflamar e com isso ocorre o diagnóstico da conjuntivite. 

Ao contrário do que muitos pensam, a conjuntivite é um problema ocular muito comum e pode aparecer em qualquer pessoa devido a motivos diversos, pois é causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.

Por isso, é importante se atentar para suas causas se você quiser evitar ter esse tipo de diagnóstico.

Do ponto de vista clínico, pode ser classificada por diferentes critérios: 

Quais são os tipos e o que causa conjuntivite?

Os diferentes tipos de conjuntivite variam de acordo com o agente patogênico envolvido. Sendo assim, os principais tipos são:

1. Conjuntivite viral

É originada por um vírus. Muitas vezes, a inflamação da conjuntiva é apenas uma manifestação de uma infecção como a gripe e neste caso a evolução da conjuntivite acompanha o desenvolvimento da infeção que lhe deu origem.

Em geral, esse tipo é bastante contagioso. Contudo, costuma melhorar em alguns dias mesmo sem tratamento médico.

2. Conjuntivite bacteriana

É causada por bactérias e geralmente costuma ser de difícil extração. Por isso, esse tipo necessita de tratamento com colírios e/ou pomadas com antibióticos. Tende a ser frequente, autolimitada, benigna e ocasionalmente pode ser grave. 

3. Conjuntivite alérgica

Substâncias alergênicas, como pólen, poeira e pelos de animais, ocasionam o problema em pessoas suscetíveis. A conjuntivite alérgica pode ser sazonal ou aparecer durante o ano todo, dependendo do causador da alergia.

4. Conjuntivite tóxica

Aqui o problema é causado através do contato da conjuntiva com algum produto e substância tóxica, como produtos de limpeza, shampoos e inseticidas. Se não houver um tratamento correto nesse caso, a visão pode sofrer danos permanentes.

O que é conjuntivite: sintomas comuns

Os sintomas de conjuntivite variam de acordo com o tipo. Mas alguns sinais podem ser comuns em todos os tipos, indiferentemente do tipo de agente causador.

Geralmente, os primeiros sintomas costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e como se as pálpebras estivessem coladas ao acordar. 

Em seguida, os olhos podem ficar vermelhos e uma secreção pode surgir (excesso de remela), principalmente se for bacteriana.

Outros sintomas que você pode observar são:

É muito comum que o paciente sinta muito incômodo nos olhos, mas a visão não é afetada por isso. Então, se tiver pegado conjuntivite, irá enxergar normalmente.

Qual o tratamento para conjuntivite?

Assim como os sintomas variam conforme o agente causador, o tipo de tratamento também é diferente para cada uma de suas formas. 

Na conjuntivite viral não existem medicamentos específicos, então o tratamento costuma ser feito somente para amenizar os sintomas. 

Sendo assim, você pode fazer a aplicação de uma compressa fria e úmida nos olhos várias vezes ao dia.

No tratamento da conjuntivite bacteriana, o oftalmologista pode prescrever colírios ou pomadas antibióticas.

Já na conjuntivite alérgica, medicamentos para alergia geralmente podem ajudar a prevenir ou reduzir as crises. 

Mas atenção! A indicação de qualquer remédio somente pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contra-indicados, pois podem provocar complicações graves e agravar o problema. 

Sendo assim, não se automedique! Procure um oftalmologista assim que perceber que está com conjuntivite.

É importante que haja o acompanhamento do oftalmologista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Como prevenir a conjuntivite?

É fácil evitar problemas oculares como conjuntivites. Basta apenas você tomar medidas que vão diminuir o risco de você adquirir uma, como, por exemplo:

Conclusão

Neste artigo, te mostramos o que é a conjuntivite, quais são as suas principais causas, sintomas, formas de tratamento e como evitar esse problema ocular. 

Também te explicamos quais são as diferenças entre as conjuntivites bacterianas, virais e alérgicas.

Não deixe de seguir as recomendações para evitar a sua contaminação e procure o medicamento assim que presumir que está com conjuntivite. 

Você já teve conjuntivite? O que fez para curar esse problema? Conte-nos aqui nos comentários!

Para que serve o médico endocrinologista

Você sabe para que serve o médico endocrinologista? Vou te mostrar nesse artigo tudo o que você precisar sobre esse Read more

Operadora de plano de saúde: o que é e quais são as melhores opções

Para saber qual é a melhor operadora de plano de saúde, antes preciso te explicar alguns fatores importantes. Por isso Read more

Plano de saúde é um custo ou investimento?

Uma das dúvidas mais comuns é se o plano de saúde é um custo ou investimento. Algumas pessoas podem ver Read more

Plano de Saúde mais barato: 4 opções vantajosas

Se você quer encontrar um Plano de Saúde mais barato, precisa ler esse artigo até o final. Isso porque eu Read more

Sair da versão mobile